Em grande parte do tempo, as duas palavras são intercambiáveis mesmo, mas nem sempre. Ter pode ser usado em qualquer caso, enquanto possuir é mais restrito e é uma palavra mais pesada. Em geral, possuir indica uma posse mais permanente ou envolvendo coisas de valor. "Possui muitas terras": posses, poder. "Possui muitas qualidades": propriedades, caraterísticas permanentes. "Paris possui muitas árvores", "as frutas possuem vitaminas": conter dentro de si. "Possuído de uma emoção": tomado com força. "Possuir uma pessoa": ter relação carnal.
Possuir é aparentado com posse. Ter vem do latim tenere, querendo dizer segurar com a mão, literal ou figuradamente. É nesses casos que a gente vê que a etimologia é importante: o significado original pode não valer mais, mas ainda deixa marcas. O que a gente tem na mão é passageiro. Já as posses a gente defende com uso de força, seja com as próprias armas, seja por intermédio da polícia numa ação de reintegração de posse.
E "Possui graduação em Direito pela universidade X"? Esse uso me parece aceitável, já que se trata de algo de valor social e econômico.
Mas está acima de dúvida que é incorreto escrever "Possui muitas tarefas a cumprir", "Possui 50% de chance", "Possui um irmão", "Possui uma vaga ideia". Nesses casos se usa ter. Na dúvida, use sempre ter.
Só faltou dizer que o verbo "possuir" refere-se ao reconhecimento público e oficial da coisa possuída. Você possui um carro porque está registrado no seu nome e a sociedade reconhece que é seu, enquanto estiver no seu nome. Você não possui algo sem o devido reconhecimento oficial, na maioria das vezes registrado em cartório.
ResponderExcluirNão entendi nada sobre a diferenciação e aplicação no cotidiano... informe-se e explique-se melhor
ResponderExcluirleia mais. comece a utilizar a interpretação de texto a qual vc não possui o domínio e então você não vai ter que que perguntar de novo.
ExcluirEu posso ter um carro emprestado,como se fosse meu, mas é posse de outra pessoa.
ExcluirO Apóstolo Paulo na bíblia, cita num determinado momento, que ele tinha tudo o que precisava, mas não possuía nada.
Olá. O dicionário também traz a acepção de "t.d. ser caracterizado por; ter" para o verbo possuir. Isso equipara, semanticamente, os dois verbos.
ResponderExcluir¿Entonces no se puede utilizar "possuir" con "irmāo"? Estoy leyendo un texto que dice: "(ele) possui ainda duas irmãs".
ResponderExcluir¿Es incorrecto?
Virou uma praga. Outro dia li sobre uma fulana que "possuía" tantos irmãos. Parece a mania de "colocar" fogo...
ResponderExcluirTenho bronca desse "possuir". As pessoas acham chique e não sabem que estão usando de forma errada.
ResponderExcluir