MULTI-USO, MULTIUSO ou MULTIÚSO? Qual é o certo?


Antes do Acordo Ortográfico, escrevia-se multi-uso. Desde 2009 no Brasil, o hífen foi eliminado, pela nova regra do magnetismo: letras iguais se repelem, letras diferentes se atraem. Por exemplo, arquiinimigo virou arqui-inimigo, por que há dois Is, e letras iguais se repelem, separando-se por hífen. Já em multi-uso, I e U são letras diferentes, e portanto se atraem: não há hífen. Assim, hoje se deve escrever MULTIÚSO. Tem que haver acento, assim como sempre houve em fiúsa fiúza.

Os publicitários brasileiros ficaram a par da eliminação do hífen, e agora se vê em toda parte no Brasil: *multiuso, *multiuso, *multiuso. Está tudo errado.  

Eles se esqueceram de uma regra muito mais antiga e consolidada na ortografia do português: vogais I e U que 


  • formam hiato com a vogal precedente 
      e 
  • estão sozinhas na sílaba, ou, no máximo, estão na companhia de S, 
precisam levar acento. 

Veja a palavra: reúne. Ela vem de re + une e se divide em sílabas assim: re - ú - ne. O U está sozinho na sílaba, não está? E forma hiato com a vogal precedente, não forma? Então o acento é necessário. 

Veja a palavra: multiúso. Ela vem de multi + uso, tanto que costumava ser escrita multi-uso, e se divide em sílabas assim: mul - ti - ú - so. O U está sozinho na sílaba, não está? E forma hiato com a vogal precedente, não forma? Então o acento é necessário. 

Escrever *multiuso sem acento sugere que a pronúncia é "multíuso". Se fosse, a divisão em sílabas seria assim: mul-tiu-so. Aí não há hiato, e sim um ditongo; não há nenhuma vogal I ou U sozinha numa sílaba. Daí não haveria acento, se essa palavra existisse.

5 comentários:

  1. Ótimo, muito esclarecedor! Porém, acho que o pessoal (publicitários) segue o mesmo pensamento da pizza Sadia de mussarela (com ss), entre estar certo ou ser feliz, escolhem a segunda opção...

    ResponderExcluir
  2. Não faz sentido. A letra U é dominante foneticamente falando em relação ao I. Só se acentua uma vogal quando esta deve dominar um encontro vocálico em que ela seja a dominada (fraca) naturalmente. Portanto, o neologismo MULTIUSO sendo separado CORRETAMENTE mul-ti-u-so NÃO precisa de acento PORQUE ninguém vai pronunciar MUL-TÍU-SO pela falta do acento. ATUALIZE-SE!

    ResponderExcluir
  3. Gente! Eu ia morrer escrevendo multiúso sem o acento!! Obrigado, viu! :)

    ResponderExcluir
  4. Como não tem como escrever ao autor, deixo aqui uma sugestão de pauta:
    . Tem necessidade do Criança Esperança, quando tem seu site divulgado, as pessoas dizerem que é "crianCA esperanCA ponto com ponto B R"??

    . Por que somos obrigados a engolir a "muçarela com C cedilha"?? Se o original era muzzarella, por que não aceitarmos a tradicional adaptação para "mussarela", muito mais palatável? "Ah, mas não pode ser SS, porque a língua portuguesa não admite o ZZ"!!

    Ah, é, fí?! Então, para qual palavra a regra obriga a mudarmos a palavra piZZa? 🍕

    🤔🤨🧐

    ResponderExcluir