Vamos SE encontrar ou vamos NOS encontrar?

Uma página com o título "Dicas de português para você não pagar mico" deu a seguinte dica:
Nunca diga:- Vamos “se ver” amanhã? : o correto é Vamos “nos” ver amanhã? Da mesma forma, você não deve dizer: Eu “se” cuido, mas sim: Eu “me” cuido.
Outra página, intitulada "21 lições de português que todo profissional precisa saber", dizia:
Nós nos encontramos e eles se encontram
“Legal, vamos SE encontrar, sim.”
Certo Legal, vamos NOS encontrar, sim.
Se você cometer esse erro é bem provável que alguém desista do encontro. Lembra dos pronomes reflexivos? Vamos lá... Eu me encontro, Tu te encontras, Ele(Você) se encontra, Nós nos encontramos, Vós vos encontrais, Eles(Vocês) se encontram. Da próxima vez, capriche mais no convite, ok?
É preciso relativizar isso aí. No Brasil, "Vamo se vê", "Vamo se encontrá" são falados em todas classes sociais (ao contrário de "Eu se cuido", que não é). Ninguém sente isso como errado numa situação informal, e é quase só em situações informais que a frase "Vamo se vê" vai ser ouvida em primeiro lugar. Ou não?

Numa situação formal, tudo bem, é preciso respeitar a gramática tradicional e dizer "Vamos nos encontrar". É o "correto", pelo que as pessoas costumam querer dizer com essa palavra. Numa situação mais formal ainda (e só na escrita), deve-se dizer "Encontremo-nos".

Há alguém no Brasil que diz "Vamo nos encontrar" em situação informal? Deve haver, embora o pronome oblíquo "nos" seja muito pouco usado atualmente. De todo modo, esse uso também não deve causar estranhamento. Como diria o outro, ninguém vai desistir do encontro por causa disso tampouco. Vamos se expressar como a gente quer!

Ah, sim. Existe a interpretação (por Marcos Bagno) de que o pronome implícito em "Vamo se vê" não é "nós", e sim "a gente". O oblíquo de "a gente" é "se", mas não existe imperativo específico para esse pronome, o que faria as pessoas recorrerem ao "vamos".

29 comentários:

  1. Eu falo "vamos nos ver" e acho horrível falar "vamos se ver". Mas aí vi um anúncio escrito "vamos se ver" e achei melhor confirmar. Que alívio.Rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc... tbm vi a a frase vamos se inspirar nela, no Instagram... aí resolvi confirmar... fiquei aliviada em saber que falo da forma correta.

      Excluir
  2. Legal, pois tem gente que assassina o português.

    ResponderExcluir
  3. Eu falo "Vamos nos ver" mas conheço muitas pessoas que falam e escreve "Vamos se ver" acho ridículo e corrijo!

    ResponderExcluir
  4. PRECISAMOS NOS ENCONTRARMOS PARA ANALISARMOS ESTA CORRETO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não. Acho que o certo é "precisamos nos encontrar para analisarmos..."

      Excluir
    2. Correto! Porém sem a vírgula sua frase perde o sentido. ...

      Excluir
    3. Precisamos encontrar-nos para analisarmos...

      Excluir
  5. Gostei muito, onde é que eu aperto pra seguir esse blog!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito, onde é que eu aperto pra seguir esse blog!

    ResponderExcluir
  7. jornalistas de tvs, apresentadores, atores e atrizes falam na tv para milhares ou milhões de brasileiros "vamos se preparar, vamos se arrumar, vamos se trocar", chega a doer meus ouvidos. Aí só falta o a gente vamos ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vendo o bom dia Brasil, percebi a muito tempo que a apresentadora fala "vamo" o tempo todo, quando o correto seria vamos... Ela fala errado todos os dias.... e aí galera
      "vamo avisá ela???"

      Excluir
  8. "Queria marcar com você", é correto dizer isso para um encontro?

    ResponderExcluir
  9. Vim pesquisar pq já estava achando que eu que falava e escrevia errado... Meu Deus !!! Hahaha

    ResponderExcluir
  10. Quando nos referimos tempo passado, usamos "ha",ex: há anos percebo.não precisa colocar há anos atrás... E avisá ela, está errado. Seria: avisá - la. Não é correção. Só uma pequena contribuição, ok??

    ResponderExcluir
  11. Quando nos referimos tempo passado, usamos "ha",ex: há anos percebo.não precisa colocar há anos atrás... E avisá ela, está errado. Seria: avisá - la. Não é correção. Só uma pequena contribuição, ok??

    ResponderExcluir
  12. O certo é "VAMOS NOS ENCONTRAR"... qualquer disposição em contrário é um desserviço.

    ResponderExcluir
  13. cara o povo fala tanto e tao errado que ja tava pensando que era eu quem falava errado! por isso vim perquisar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown, você esqueceu da vírgula após a palavra cara. "Cara, o povo fala.........". Aliás, muita gente esquece de usar essa vírgula, o que é um GRANDE erro.

      Excluir
  14. Muito bom!! Eu gosto da língua portuguesa. Eu sempre faço pesquisas p/ eu aprimorar meu português. Vlw!!

    ResponderExcluir
  15. Quero saber se a forma 'A gente se vê amanhã ' está correta ou não. Alguém pode me tirar essa dúvida?

    ResponderExcluir
  16. sou nascido no sudeste e observo que lá a tendência é VAMOS NOS, ao posso que, no sul, onde more, a tendência é VAMOS SE.

    ResponderExcluir
  17. O correto é "vamo-nos encontrar" ou "vamos encontrar-nos". O -s da desinência número-pessoal cai antes do pronome nos. A regra é categórica: encontremo-nos, lembramo-nos, vemo-nos, abracemo-nos, vamo-nos embora, etc.

    ResponderExcluir
  18. Hoje recebi esse convite!Podemos se encontrar?
    Desisti do encontro na hora! Hahaha

    ResponderExcluir