BUCETA ou BOCETA? Qual é o certo?

É bOceta que se escreve. É muito comum ver a palavra escrita errada, como ocorre com todos os palavrões que dão margem a dúvida, porque é raro ler a palavra e porque quem a usa costuma estar em situação de informalidade e desleixo. 

Caso você tenha nascido ontem, boceta no Brasil é um termo chulo que quer dizer vagina ou vulva. Trata-se de uma metáfora sobre um significado original: caixinha oval ou oblonga, principalmente uma utilizada para guardar fumo ou rapé. Machado de Assis ainda usava a palavra com esse sentido. Em Portugal até hoje é assim, tanto que dizem "boceta de Pandora" em vez de "caixa de Pandora". 

Agora as curiosidades: a palavra deriva do latim buxis (caixa) com diminutivo. Buxis também deu no inglês box e no francês boîte. Esse último veio a entrar no português como "boate". 

Cumpre notar que boceta é um exemplo de como a língua, assim como a moda, vai e volta. Quando o latim foi virando português, a vogal /u/ de buxis se abriu em /o/ e a palavra acabou ficando boceta. Séculos mais tarde, dentro do português mesmo, uma outra transformação aconteceu e o /o/ voltou a ser pronunciado /u/, assim como aconteceu em outras palavras. Só que, dessa vez, a escrita não mudou para acompanhar a pronúncia: a gente continua escrevendo boceta com O, assim como faziam os nossos antepassados. 


30 comentários:

  1. Para fins literários, adorei a matéria.
    Levando em consideração que queria utilizar a palavra corretamente em meus contos ;)

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né mimi.. fui digitar essa palavra e fiquei na bad com essa duvida!! até desanima no meio do fetiche escrever errado!

      Excluir
  2. Qdo for chama palavrão é BUCETA! Qdo for escrever é BOCETA

    ResponderExcluir
  3. boceta ou buceta; não importa, como de qualquer forma!!!

    ResponderExcluir
  4. eu gosto qualquer uma bo ou bu kkkkk

    ResponderExcluir
  5. E isso aí...BU ou BO, eu tô dentro!!

    ResponderExcluir
  6. será que ninguém nunca se deu conta que existe boceta e buceta. Buceta com u é o diminutivo de buço, da onde corresponde a genitália feminina. Boceta com o é caixinha sim, agora me respondam: a vagina lembra uma caixinha ou um bigodinho??

    ResponderExcluir
  7. Olha, se alguém quer bancar o erudito que não come buceta alguma, banque..
    Se você quer escrever seus contos, escreva, mas não será para homens, que falam e escrevem buceta.
    Simples assim...

    ResponderExcluir
  8. Eu prefiro Buceta...e bem bonita é claro, porque tem umas bem bonita mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Vão se foder seus machistas vocês acham que a mulher é um objeto sexual dos homens só que não a mulher tem que ser amada e valorizada e o cara que não der valor tem que ser corno vocês são uns lixos sem serventia

    ResponderExcluir
  10. Importante é saber chupar, galera ;)

    ResponderExcluir