POSSUIR ou TER: Quando usar cada um

Possuir NÃO É a mesma coisa que ter. Muita gente troca "eu tenho muitos amigos" por "eu possuo muitos amigos", num formalismo ingênuo de primeiro ciclo do ensino fundamental. Está errado! Não se "possui" uma pessoa, a não ser no sentido sexual. 

Eu não estou dizendo que quem diz que possui amigos "na verdade está dizendo" que faz sexo com eles. Muitos colunistas de dicas de português falam esse tipo de coisa (quis dizer X, na verdade disse Y), mas isso está errado. Se você quis dizer que tem amigos e se foi assim que os seus leitores entenderam, foi exatamente isso o que você disse, não outra coisa.

Eu me sinto confortável para fazer essa prescrição sobre o uso de "possuir" porque até Marcos Bagno reclamou desse uso inadequado, e se trata de uma das pessoas que mais condenam o prescritivismo linguístico. É que o que ele condena mesmo é tachar de erro fenômenos que já são normais na língua, como "aonde está" em vez de "onde está". "Possuir amigos" não tem nada de normal; ao contrário, é um desvio proposital da normalidade. O normal é sempre "ter amigos", não importa o nível de formalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário