"Fora, Dilma" exige vírgula. Veja por quê

Fora, Collor! Fora, FHC! Fora, Dilma! Seja qual for o presidente, é imprescindível a vírgula, apesar de pouca gente se lembrar dela (como se vê pelas fotos).

A vírgula obrigatória que isola o vocativo pode ser importante para clarear o sentido: "Dilma vai embora" é diferente de "Dilma, vai embora". "Ouça, Dilma" é diferente de "Ouça Dilma". 

E no caso concreto? Quem empunhar um cartaz com o dizer "Não à corrupção / Fora Dilma" poderia estar dizendo "Não à corrupção / Exceto Dilma, essa pode roubar". 

Tá bom, ninguém nunca ia entender o cartaz dessa forma. E daí? Para de reclamar e segue a regra. 

E se...
E se fosse "Abaixo Dilma"? Teria vírgula?

Não. Por que é que é diferente? Porque, nesse caso, "Dilma" não é vocativo. Você não está se dirigindo a ela quando usa a frase, está falando dela na terceira pessoa. Isso faz toda a diferença.

Fora, Dilma! = Dilma, fora!
Abaixo Dilma! =/= Dilma, abaixo!

A prova de que "Dilma" não é vocativo nesse caso é que você poderia reescrever a frase com artigo:

Abaixo a Dilma! 

É como a famosa frase: Abaixo a ditadura! Ora, você não está falando com a ditadura, ou está? Está falando DA ditadura.  






5 comentários:

  1. Muita gente hoje não usa vírgula, ou melhor,quase nenhum sinal de pontuação. Não sei que graça tem nisso. Há situações em que temos que adivinhar o que estão querendo dizer.
    Ex:-"vc falou com o seu namorado, ontem?"
    -"não vou falar com ele hoje."
    Cansativo viu...

    ResponderExcluir
  2. Gente, que blogue maravilhoso! E eu não conhecia, vê se pode? Graças a uma pesquisa para confirmar a minha suspeita de que 'boceta' é muito mais desejável(aquela carinha), vim dar as caras por aqui. Continue com o trabalho, caro amigo editor. É valiosíssimo e entretém as nossas horas vagas. Aliás: volta, Dilma. :p

    ResponderExcluir
  3. Não dão a mínima, não entendem a diferença!
    Fora, analfinhas!
    Tchau, Dilmá!

    ResponderExcluir
  4. Não dão a mínima, não entendem a diferença!
    Fora, analfinhas!
    Tchau, Dilmá!

    ResponderExcluir
  5. Com vírgula, ou sem vírgula, hoje sabemos que foi visceralmente ERRADO colocar a Dilma para fora (do cargo ao qual foi legitimamente eleita e NUNCA fez nada que a desmerecesse do mesmo), dado que isso abriu espaço para o temerário, e este acabou por abrir portas para o desgoverno do familiciano genocida que quase acabou de vez com o Brasil, que ora renasce, e com ele, sua combalida democracia!

    ResponderExcluir