Qual a diferença entre TER e POSSUIR?

Muita gente acha que o verbo possuir é só uma versão "chique" do verbo ter. Principalmente gente que lê pouco. 

Em grande parte do tempo, as duas palavras são intercambiáveis mesmo, mas nem sempre. Ter pode ser usado em qualquer caso, enquanto possuir é mais restrito e é uma palavra mais pesada. Em geral, possuir indica uma posse mais permanente ou envolvendo coisas de valor. "Possui muitas terras": posses, poder. "Possui muitas qualidades": propriedades, caraterísticas permanentes. "Paris possui muitas árvores", "as frutas possuem vitaminas": conter dentro de si. "Possuído de uma emoção": tomado com força. "Possuir uma pessoa": ter relação carnal. 

Possuir é aparentado com posse. Ter vem do latim tenere, querendo dizer segurar com a mão, literal ou figuradamente. É nesses casos que a gente vê que a etimologia é importante: o significado original pode não valer mais, mas ainda deixa marcas. O que a gente tem na mão é passageiro. Já as posses a gente defende com uso de força, seja com as próprias armas, seja por intermédio da polícia numa ação de reintegração de posse.

E "Possui graduação em Direito pela universidade X"? Esse uso me parece aceitável, já que se trata de algo de valor social e econômico. 

Mas está acima de dúvida que é incorreto escrever "Possui muitas tarefas a cumprir", "Possui 50% de chance", "Possui um irmão", "Possui uma vaga ideia". Nesses casos se usa ter. Na dúvida, use sempre ter.

8 comentários:

  1. Só faltou dizer que o verbo "possuir" refere-se ao reconhecimento público e oficial da coisa possuída. Você possui um carro porque está registrado no seu nome e a sociedade reconhece que é seu, enquanto estiver no seu nome. Você não possui algo sem o devido reconhecimento oficial, na maioria das vezes registrado em cartório.

    ResponderExcluir
  2. Não entendi nada sobre a diferenciação e aplicação no cotidiano... informe-se e explique-se melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leia mais. comece a utilizar a interpretação de texto a qual vc não possui o domínio e então você não vai ter que que perguntar de novo.

      Excluir
    2. Eu posso ter um carro emprestado,como se fosse meu, mas é posse de outra pessoa.
      O Apóstolo Paulo na bíblia, cita num determinado momento, que ele tinha tudo o que precisava, mas não possuía nada.

      Excluir
  3. Olá. O dicionário também traz a acepção de "t.d. ser caracterizado por; ter" para o verbo possuir. Isso equipara, semanticamente, os dois verbos.

    ResponderExcluir
  4. ¿Entonces no se puede utilizar "possuir" con "irmāo"? Estoy leyendo un texto que dice: "(ele) possui ainda duas irmãs".

    ¿Es incorrecto?

    ResponderExcluir
  5. Virou uma praga. Outro dia li sobre uma fulana que "possuía" tantos irmãos. Parece a mania de "colocar" fogo...

    ResponderExcluir
  6. Tenho bronca desse "possuir". As pessoas acham chique e não sabem que estão usando de forma errada.

    ResponderExcluir