TRÍPLEX ou TRIPLEX? DÚPLEX ou DUPLEX? Qual é o certo?


As duas variantes são corretas: tríplex ou triplex. É a mesma variação que existe entre dúplex e duplex. 

Dúplex e tríplex são palavras mais antigas, tiradas direto do latim (parentes de dúplice e tríplice). Na época em que essas palavras surgiram, todas as palavras em português terminadas em X eram paroxítonas (clímax, fênix, tórax) e eruditas. 

No século XX, tudo mudou. Veio uma onda de produtos industriais estrangeiros com nomes terminando em X, como inox (do francês inoxydable), telex (de origem alemã), pirex (aportuguesamento de Pyrex, um nome arbitrário inventado nos Estados Unidos seguindo uma moda de nomes de produto terminados em -ex), durex. Todas as palavras terminadas em X que foram entrando na língua eram oxítonas. 

Naquele momento, dúplex e tríplex devem ter sido influenciados pela modinha e viraram duplex e triplex, sem sumirem completamente em sua forma original. O Professor Pasquale afirma com todas as palavras: "Ninguém diz tríplex." Para ele, as versões com acento só existem numa linguagem idealizada e escrita, e o povo brasileiro dá uma banana para elas. 

No entanto, a imprensa brasileira em 2016 tem se dividido entre as duas variantes. Eu tenho a impressão de que "tríplex" é usado principalmente pela imprensa de São Paulo. O que não quer dizer que os paulistas falem "tríplex" no dia a dia; o próprio Professor Pasquale é paulista e nunca ouviu alguém falar assim.

8 comentários: