O que é que Raja Casablanca tem a ver com Raja Gabaglia?

Quando o Atlético Mineiro, de Belo Horizonte, perdeu para o Raja Club Athletic de Casablanca no Campeonato Mundial de Clubes, correram muitos trocadilhos na internet envolvendo o time marroquino e o nome de uma das mais movimentadas avenidas de Belo Horizonte. Trata-se da Avenida Raja Gabaglia, por muitos chamada simplesmente de Raja. Um exemplo desses gracejos:
Alô, Bayern? Aqui é o Galo! Tou ligando pra avisar que tou garrado na Raja e não vou conseguir chegar...
Existe, afinal, alguma conexão entre o nome da avenida belo-horizontina e o time marroquino?

A resposta: não. O Raja Casablanca foi batizado assim porque raja quer dizer esperança em árabe. Já a Raja de Belo Horizonte foi batizada em homenagem a Eugênio de Barros Raja Gabaglia, membro da comissão de engenharia que construiu Belo Horizonte. Não consegui descobrir a ascendência desse homem, mas o sobrenome Raja é encontrado na Índia, no Paquistão, na Estônia e na Dinamarca, todos falantes de línguas sem a mais remota ligação com o árabe. São países de línguas indo-europeias, enquanto o árabe é da família afro-asiática. 


Enfim, não existe relação entre o nome da avenida e o nome do time. E daí? A graça dos trocadilhos está nisso mesmo. Se existisse uma relação, o trocadilho perdia a graça, porque a coincidência não pareceria mais tão notável.

Um comentário: