Aécio Boladasso pode não ser crime eleitoral, mas é crime ortográfico

O PSDB entrou com um processo e diz que a página "Aécio Boladasso" foi um crime eleitoral (porque foi feito nos servidores de uma prefeitura administrada pelo PT). Pode ou não ter sido crime eleitoral, mas uma coisa é certa: foi um crime ortográfico hediondo, inafiançável e insuscetível de graça ou anistia. 

O certo era "BoladaÇo", com C. O sufixo é -aço! Como é que a pessoa que criou a página pode não saber disso? Nunca leu palavras como amigaço, lerdaço, mulheraço, ou Maracanaço? Aliás, em espanhol se escreve Maracanazo, porque, na língua deles, o Z perdeu a sonoridade e passou a ser pronunciado igual a Ç. Então, no século XVIII, os espanhóis acharam que o Ç tinha ficado inútil e o substituíram por Z em todas as palavras (e, por curiosidade, o símbolo embaixo do C é um Z caligráfico) . Por isso, o espanhol é um guia possível para saber se, em português, se escreve com Ç ou com S. Por exemplo, eles escrevem grandazo, e nós grandaço. Por outro lado, escrevem fracaso, e nós fracasso, porque aí não tem o sufixo -aço (ou -azo): vem da palavra italiana "fracasso". 

Um comentário:

  1. Até hoje, eu acreditava que o usual seria o correto (tô), entretanto, depois desta bela explicação,a partir de agora sempre usarei o (tou). Obrigado foi útil a final pois fim em uma dúvida que eu tinha.

    ResponderExcluir