Depois do FULANO, vem o SICLANO ou o SICRANO?


Depois do fulano, vem o sicrano, com R. "Siclano" com L está errado. Até existe a palavra ciclano, mas ela é da química e designa um hidrocarboneto cíclico saturado.

Como foi que o povo se meteu a falar "Siclano", então? Desconfio que essa variante tenha origem numa hipercorreção (ou ultracorreção), que quer dizer errar de tanta vontade de acertar. Existem pessoas no Brasil que falam Cráudia em vez de Cláudia e chicrete em vez de chiclete, num fenômeno denominado rotacismo. Tais pessoas sabem que essa forma de falar é estigmatizada na sociedade, considerada feia e própria de gente sem instrução. Sabendo disso, esses falantes mudam o jeito de falar em algumas situações: em vez de falar Cráudia, falam Cláudia, para serem melhor aceitos pelos outros. Seguindo a mesma lógica, trocam Sicrano, que só pode ser coisa de gente ignorante, por Siclano, que, essa sim, deve ser a forma correta. E erram pela vontade de acertar: está aí a hipercorreção. 

Prova viva desse fenômeno é a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Os pais dela queriam homenagear a princesa e atriz Grace Kelly, mas o pai pensou que a pronúncia "greice" fosse errada, coisa de ignorante. "Corrigiu" então o nome para Gleisi, fazendo uma hipercorreção que a ministra vai ter de carregar até o fim da vida e além. (Fonte: UOL)

Outro exemplo do fenômeno da hipercorreção é o nome Cleusa, forma "corrigida" de Creusa, que, ao que tudo indica, vem de Creúsa, figura da mitologia grega. 

3 comentários:

  1. Muito bom, mas de onde vem o uso das palavras "fulano" e "sicrano"?

    ResponderExcluir
  2. Ao ler o seu post deparei-me com esta frase: "...falam Cláudia, para serem melhor aceitos pelos outros.".
    Em português de Portugal, pelo menos, a forma correcta seria "mais bem aceite". Apesar d haver alguns falantes q erroneamente dizem "melhor aceite" Da mesma forma que diríamos: tal fulano é o mais bem pago do plantel. Basicamente. Usamos o melhor para o adjetivo bom e o "mais bem" para "bem."

    ResponderExcluir
  3. "mais bem aceites" era o que queria escrever.

    ResponderExcluir